Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

19/05/2015

OFFALidades by Joe Best (Parte I)


Esta primeira parte contém apenas algumas explicações sobre termos utilizados nesta publicação.
E para provar que este tipo de jantares além de saborosos também podem ser saudáveis, fiz um apanhado das propriedades de alguns dos elementos que fizeram parte da refeição.

Para começar > OFFAL = Pode traduzir-se por... Miudezas, podem começar a imaginar o que foi o Jantar!





Sames (ou samos, como se diz na zona de Ílhavo) são as bexigas natatórias do bacalhau e podem ser consideradas a dobrada do mar.

Pepino-do-mar ou Holothuria - Invertebrado da família das estrelas-do-mar, o seu consumo pode contribuir para a redução de doenças cardiovasculares, entre outros benefícios,segundo estudo realizado no Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.
As cinco espécies estudadas pelo CCMAR "contêm um baixo teor de gordura e um elevado teor proteico e a fração lipídica (gorduras) é essencialmente composta por ácidos gordos polinsaturados, os quais se encontram associados a numerosos benefícios em termos de saúde, como redução da incidência de doenças cardiovasculares"
A Holothuria arguinensis,que  existe no Algarve, na costa ocidental de Portugal até Peniche, nas ilhas Canárias e no Noroeste de África, contém ainda compostos com propriedades antioxidantes.


Salsifi - É uma raiz que, quando cozinhada, tem uma textura parecida à da alcachofra. Tem um baixo valor calórico e alto valor nutricional: fornece boa quantidade de cálcio, potássio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina C.


Alga cabelo-de-velha A Gracillaria é um género de alga vermelha da qual podemos extrair um biopolímero designado por agar que é extensamente utilizado nas indústrias alimentar e farmacêutica como agente gelificante e estabilizante. É crocante e tem um sabor salgado.

Rebentos de alho - Particularmente aromáticos, têm propriedades saudáveis, como o efeito antibiótico e anti-hipertensivo, e uma grande variedade de compostos de efeitos benéficos para a
saúde e de uso terapêutico, prevenção do cancro de estômago.
Os rebentos de alho francês são riquíssimos em aminoácidos e em enzimas, vitaminas A, C e do Complexo B e sais minerais como flúor, iodo, ferro e fósforo. Têm  propriedades desinfectantes e anti-inflamatórias, melhoram o sistema imunitário e ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue.


A cachena ou cabreira, é a mais “recente” raça bovina portuguesa, direito que adquiriu há mais de uma década. O nome é curioso, podendo estar relacionado com o seu porte reduzido, permitindo passar despercebida, quando se esconde no meio da vegetação ou das fragas. Alguns, por ser pequenina, chamam-lhe barrosãs anãs. Adapta-se muito bem às altitudes elevadas e à dureza da montanha, onde por vezes a vegetação é escassa.

Moleja. Glândula carnosa que se forma no corpo dos animais, especialmente na parte interior do pescoço do" gado vacum e porcino".





Sambal é um condimento baseado em malagueta, essencial na culinária do Sueste Asiático, desde o Sri Lanka à Papua. Os indonésios usam sambal para acompanhar todo o tipo de pratos e ainda como base para muitos outros.




Se por acaso deixei escapar alguma coisa... basta perguntar!

1 comentário: