Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

28/04/2015

Eu e as minhas aromáticas de eleição!

Alecrim ou rosmaninho  

Muitas vezes usado com borrego, o alecrim também é excelente com carne de porco, coelho, frango e salsichas.
Tem um sabor forte, use finamente picado ou os pés inteiros para fazer base a grelhados de carne ou criação. É muito usado com borrego, porco, coelho e frango. Em pratos doces, utilizar como infusão em cremes, molhos doces e xaropes.
Eu gosto de usar incorporado em massa fresca e em massa de pizza ou de focaccia.
Também gosto de fazer batatas na frigideira com alecrim, azeite e sal grosso.


Alho e Rebentos de alho


Alho

Rebentos de alho     
O alho é um ingrediente tão aromatizante como qualquer erva fresca. Quando cru ou ligeiramente cozinhado, o seu gosto é forte e intenso, é parte essencial dos “pestos”.
Cozinhado durante longo tempo com calor brando, por exemplo, assado é particularmente saboroso e doce, esta é a maneira mais suave de o preparar e comer. Pode ser comido como um petisco, mas é melhor quando adicionado aos alimentos, como sopas ou assados.
Os rebentos de alho, são crocantes, leves e fazem uma decoração original..



Coentros




As folhas, as raízes, os caules e as sementes desta erva, fortemente aromática, têm gostos levemente diferentes. As folhas frescas são bonitas e dão imediatamente um gosto exótico a qualquer prato, se forem adicionadas imediatamente antes de servir; também são excelentes em saladas e como guarnição. Pode cozinhar as raízes (retire-as antes de servir )e os caules bem picados nos estufados e sopas. As sementes são usadas moídas em misturas com outras sementes, depois de passadas pela frigideira para extrair mais sabor.
Também pode fazer pestos e diversos molhos. É a mistura perfeita, com lima, tomate, cebola e azeite para fazer um molho fresco e verdadeiramente aromático. 

Cebolinho

Os caules, de cor verde-viva, desta erva têm um gosto a cebola, o que faz deles uma guarnição ideal para saladas e sopas de tomate, recheio de batatas assadas e para salpicar batatas cozidas e pratos de ovos.
Utilizo várias vezes, em vez de cordel de culinária, em rolinhos de carne ou peixe.


Cominhos


As sementes de cominho têm um gosto pungente, meio picante e ligeiramente amargo. Podem ser usadas inteiras ou moídas, e são úteis para condimentar queijos, pão, molhos, pratos de caril e dobrada. É uma especiaria excelente, particularmente quando combinada com hortelã, para borrego assado ou estufado e também para pratos de carne picada.
E claro… não há papas de sarrabulho e rojões sem cominhos!


Endro


Ambas, sementes e folhas, são usadas na culinária, especialmente na cozinha escandinava, com ovos, peixe, mariscos e batatas. Fresco ou seco, o endro é utilizado principalmente para aromatizar sopas, molhos, picles e salmão em salmoura.
O endro fresco tem um excelente sabor e realça o gosto das saladas, caldeiradas, batatas e outros legumes, quando adicionado no último momento.
Um bom salmão fumado deve ser servido com um molho de iogurte e endro finamente picado.


Erva cidreira ou Melissa


Estas folhas frescas têm um sabor e um aroma semelhantes ao do limão. Utilizam-se as folhas inteiras em ponches e bebidas de frutas e as folhas cortadas em sopas e saladas.
Ideal para aromatizar leite e natas para sobremesas, tal como a panacota.


Erva Príncipe


É utilizada especialmente na culinária tailandesa, indonésia e indiana, podem temperar peixe e carne. Na culinária dos países asiáticos e das Caraíbas, utiliza-se principalmente a parte inferior do seu talo, que se apresenta bolbosa e carnuda. Depois de cortada em rodelas, é utilizada para condimentar vários tipos de pratos. Combina muito bem com marisco e peixe, gengibre e coco, e adicionada ao refogado garante um aroma delicioso. A erva príncipe também pode ser utilizada fresca em saladas. Tal como a erva cidreira é óptima para aromatizar infusões para sobremesas.


Estragão


Uma erva com bonitas folhas finas, com um sabor forte mas subtil. O estragão é famoso pela sua aplicação em frangos, manteigas, molhos, ovos e peixe, mas também pode ser usado na carne e peças de caça e em tempero de saladas. Gosto muito de misturar com mostarda e natas para cozinhar lombinhos de porco.


Hortelã


Entre as mais importantes ervas culinárias encontra-se a hortelã, que tem uma vasta gama de sabores e variedades. Utiliza-se preferencialmente em cru ou em infusões. Haja criatividade, em doces e salgados…onde quiser!
…eu prefiro no “Mojito”!


Louro


As aromáticas folhas de louro são utilizadas frescas ou secas e têm um lugar essencial num ramo de cheiros. As folhas de louro libertam o seu sabor lentamente, por isso são tão usadas em caldos caseiros, sopas, ensopados, molhos, marinadas e conservas. Se se extrair a nervura central das folhas e estas forem finamente picadas, produzem um magnífico efeito nos molhos. Nos cremes doces, faz-se uma infusão das folhas inteiras em leite quente, antes de levar ao lume.
E quem nunca usou nas carnes, o famoso tempero de louro, alho e vinho branco.


Manjericão


É uma das ervas mais versáteis que se pode cultivar em casa. As folhas verdes têm um aroma tentador e estonteante e um sabor penetrante. Se cozinhar com ela adicione-a no final, para que conserve o sabor. O manjericão é muito usado na cozinha italiana e francesa, para dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinária afinidade, e é também misturado em saladas e em diversos molhos, sendo o mais popular o pesto italiano. Só para fazer o pesto é que as folhas de manjericão devem ser cortadas, porque perdem a cor; nos outros casos, rasgue-as com os dedos, em pequenos pedaços.


Orégãos secos e frescos



Os orégãos são a única erva que fica melhor seca do que fresca. Ligam bem com carne, frango, legumes e com queijo e ovos. Mas onde não pode faltar é nas pizzas. São muito utilizados na cozinha italiana, grega e portuguesa.
Experimente colocar azeite numa tigela e temperar com flor de sal, vinagre balsâmico e …orégãos.


Salsa


Embora tradicionalmente utilizada apenas para guarnição, a salsa fresca também dá um excelente sabor a sopas e molhos (molho verde). Existem duas variedades, com folhas lisas ou frisadas, sendo a de folhas lisas mais decorativa e de sabor mais forte. Muita salsa picada, um pouco de alho esmagado e azeite aromatizado constituem um excelente toque de acabamento para pratos de carne e peixe grelhados. A salsa também pode ser frita e servida com o peixe, ou reduzida a puré, com um pouco de manteiga, para obtenção de um molho rápido para servir com frango ou vitela. Não pode faltar nos bolinhos de bacalhau.


Salva


Para combinar com tomate, alho e azeite, a salva é uma erva óptima quando utilizada com carnes gordas, como a de porco ou pato, ou com fígado. Também fica surpreendentemente bem em carne estufada com tomate, assim como em pratos quentes com queijo. A salva tem um sabor potente, pelo que deve ser usada com parcimónia. É excelente para recheios.
Pode sempre fritar uma folha de salva. Existem várias espécies, eu prefiro a salva ananás, com um cheiro que a caracteriza, é menos forte do que a normal.

Sementes de Anis ou Erva doce (Muito parecido com o funcho)


As sementes, por conterem óleo essencial, são excelentes para preparo de alimentos e no uso de seu tempero. Pode ser usado para temperar peixes, aves e também ser utilizados em cremes, sopas e molhos. Bolos doces, biscoitos também podem levar o toque doce desta erva. Esta erva também tem muita afinidade com frutas frescas, especialmente figos. As folhas já possuem aroma mais delicado. Pode-se consumi-las frescas na forma de salada, com vegetais ou queijos em creme.
E não se esqueça de juntar erva-doce, quando cozer, combinam na perfeição. Além de aromatizar a castanha, a erva-doce tem a propriedade de ajudar a digestão deste fruto, tão rico em amido.


Tomilho



Existem várias espécies de tomilho. É adequado para pratos de longa cozedura e estufados. Tal como orégãos, o tomilho é tão bom seco como fresco. É maravilhoso com borrego, mas também é bom com porco, frango, coelho, peixe e ovos. Deve ser utilizado com parcimónia porque o seu sabor se sobrepõe facilmente a todos os outros.
Tipos de Tomilho:
Tomilho Limão: Tem perfume alimonado e deve ser usado fresco. É ótimo para aromatizar biscoitos, pães e também pode ser utilizado em pratos salgados com base em peixes ou frangos.
Tomilho Alcarávia: É difícil encontrar, mas combina perfeitamente com alho, vinho e pratos com carne.
Tomilho Jardim: Tem perfume amadeirado e pode ser usado a versão seca, é facilmente encontrado o ano todo.





Sem comentários:

Enviar um comentário