Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

04/05/2016

No Porto School Hotel entre as "Estrelas"! (Parte III - Rui Paula)

O terceiro formador chegou de armas e bagagens!
Falou sobre o seu gosto pela cozinha, que desenvolveu desde cedo, influenciado pela forte ligação à avó materna e às comidas que esta preparava baseadas em receitas antigas e no uso dos produtos da terra.  Honestidade, amor, paixão e espírito de sacrifício são as palavras que o movem.
Talvez o mais mediático entre todos, bem habituado a esta vida de "Masterchef" e "Masterclasses" ...teve uma longa caminhada até chegar aqui.
Conseguiu contrariar o ditado "Não passar da Cêpa Torta"...
Em 1994 abriu o seu 1º restaurante em Alijó, o "Cêpa Torta". Em 2007, nas margens do Douro, abriu o DOC, nome que ao contrário do que sugere à primeira vista, não vem de "Denominação de Origem Controlada" mas sim de "Degustar, Ousar e Comunicar". Três anos depois foi a vez do DOP, no Palácio da Artes do Porto e em 2013 avançou até ao Brasil (Recife).

Mais recentemente (2014) abriu o Restaurante Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira, cujo lema é “o mar à mesa”. A carta reflecte a tradição local, sem esquecer os produtos da terra, e também a ligação do imóvel ao mar, tirando partida da extraordinária qualidade do peixe e do marisco desta zona costeira de Portugal. A nossa formação foi baseada nos pratos desta carta.



Veio acompanhado pelo Francisco e pela Rita (vencedora do 1º Masterchef), que arregaçaram as mangas e meteram mãos à obra.

A entrada quente foi uma das entradas do menu mar e terra: o Lagostim com ostra, maçã, barriga de porco e molho de cidra!

A receita não é nada simples, as técnicas são "algo" complicadas e os elementos são surpreendentes.

O resultado é fantástico:

Para o prato principal o Chef escolheu "Pescada de anzol, com ravioli de perceves e plancton".
A pescada foi cozida a baixa temperatura, o gel que a acompanha (para dar um salgado natural ao prato) é feito de salicórnia. Seguiram-se: lírio fumado, percevas, berbigão, planctón, dashi... e mais alguns elementos não muito habituais (pelo menos nas nossas modestas cozinhas).
Outro prato cheio de sabor:


E não parou por aqui, a sobremesa cujo nome mais parecia o de uma entrada foi executada e empratada pela Rita Neto... que não se cansou das nossas perguntas e apresentou "Espargos, beterraba e romã", um prato que tinha tanto de complexo como de beleza, com mousses, gelatinas, cremes , folhas falsas e verdadeiras, crocantes e petazetas... um carrossel de emoções!


Mais um dia muito bem passado, com direito a muita (in)formação!

PS . Agradeço ao Diogo Neuparth, da Social Foot Print todas as fotos da Porto School.




Sem comentários:

Enviar um comentário