Quinta feira é dia de "Cozinha Criativa" na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. A ementa é sempre uma surpresa, dedicada a um mote. Desta vez calhou à cebola, ao tomate e ao pão de centeio.
O Restaurante Pedagógico da EHTP está aberto ao público, sob marcação prévia e serve almoços de segunda a sexta, entre as 13.00h e as 14.30h, durante o calendário escolar.
Os pratos são confecionados e servidos pelos alunos com supervisão dos respectivos formadores.
O ambiente é muito simpático e o preço atractivo.
Depois de receber a ementa, escolhi o vinho tinto com o rótulo da Escola. Só sei que é um vinho do Douro, muito agradável.
A primeira surpresa foi um "Cornetto de Tomate", um Tomatetto, que vinha embrulhado a preceito. A bolacha era crosta de pão de centeio, barrada com gel de chutney de cebola roxa. O recheio de sabores leves e frescos era gelado salgado tomate e queijo "Filadélfia". O topo salpicado com areia de manjericão.
A segunda entrada, A Codorniz (rodelas de pernas) em águas Alentejanas foi servida com uma gema de ovo cozida a baixa temperatura (talvez um pouco grande, o ideal teria sido de ovo de codorniz), sobre um puré de pimentos semi desidratados e fatias de pepino, com pedaços de pão de centeio e caviar de manjericão. Tudo isto foi regado com "água de tomate"
A caldeirada de peixe, anunciou-se através do cheiro a fumado em ervas aromáticas.
O trio de peixes era constituído por Carapau, Atum e Robalo, unidos como se fossem um só, assentes em azeite de amêndoa.
As pipocas de ervilha a telha de lula e os tentáculos, conferiam o aspecto crocante ao prato. Entre os acompanhamentos serviram uma açorda de sapateira, tomate semi-desidratado e espuma de castanhas.
Antes de chegar à sobremesa, ainda houve espaço para um Hambúrguer de Javali, com tomate grelhado, javali seco, cebola caramelizada, pão e claro, ketchup, maionese e chips de batata, neste caso, doce.
E finalmente a Brisa do Liz, um prato doce QB, em que brilhavam os ovos e a amêndoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário