Sabe fazer lombinhos de borrego com sabores especiais??
Ontem fui às compras, para a ceia da passagem do ano e encontrei uns lombinhos de borrego que muito me agradaram. Para além disso também comprei uns mexilhões para fazer à Marinheira como entrada.
Para preparar os mexilhões comece por limpar bem as cascas e tirar as barbas.
Como sempre tenha o mise en place pronto, ajuda bastante ser organizado:
Ponha os lombinhos a marinar em azeite, sal, pimenta, tomilho e casca de limão.
Decidi fazer 2 crostas diferentes para os lombinhos: uma de pistácio (que se "cola" à carne com mostarda de dijon) e outra de tomilho e raspa de limão (à qual juntei manteiga para fazer uma "papa")
Prepare um refogado com vinho branco, chalotas, manteiga e natas. Deitar os mexilhões até abrirem, servir e comer o mais rapidamente possível.
Pode sempre acompanhar com umas torradinhas.
Para preparar o borrego, passe por uma frigideira bem quente até ganharem uma certa capa, cubra com as respectivas crostas e leve ao forno quente até atingirem uma temperatura interior de aprox. 58º.
Para acompanhamento fiz puré de batata, bem cremoso (com leite e nata) ao qual juntei uns "salpicos de trufa" para dar um sabor bem profundo.
Também salteei umas ervilhas em azeite, alho e juntei umas folhas de hortelã.
Confitei funcho em gordura de pato. E acrescentei umas fatias de maçã verde para refrescar.
No final, para adoçar o palato servi milhos, cozidos cm leite, com açúcar, gema de ovos e chila, tipo leite creme, caramelizado.
Uma refeição ligeiramente saborosa!
Até para o ano!
Sem comentários:
Enviar um comentário