Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

19/09/2018

Semea by Euskalduna... uma lufada de sabor!


É assim que o Semea se apresenta:
O Semea tem por base a partilha. Acreditamos que todos nós temos memórias especiais criadas à mesa com aqueles que nos são mais queridos e que esses momentos estarão sempre ligados à gastronomia.

Semea – que significa filho em basco – é uma extensão da visão e influências do Chef Vasco Coelho Santos.

No restaurante, os clientes são convidados para um ambiente informal e acolhedor. A comida é uma combinação de ingredientes frescos e da essência portuguesa. Respeitamos o âmago do produto para que o resultado final seja um menu sustentável, que resulta da combinação de excelentes ingredientes.
Queremos que sinta o nosso ambiente, prove o nosso menu, ria, converse, crie e partilhe memórias com familiares e amigos. Afinal, é precisamente disso que se trata a gastronomia.”


E foi assim que aconteceu!

Chegámos a um pequeno e acolhedor espaço e a aventura começou!
Bastou uma pequena cesta de Pão caseiro de massa mãe acompanhado por uma pasta de enguia fumada complementada com sabores cítricos para percebermos que ali existia "Sabor".
A ementa, não muito extensa e que muda com frequência, divide-se entre pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Também tinham 2 sugestões do dia. Os vinhos também são servidos a copo.

O que comemos: 1º - Raia com "Beurre noisette" (manteiga queimada)
Uma confecção simples mas a fazer jus ao nome.

2º - "Bacalhau à Brás" parece normal...mas não é. Tem um sabor que espanta o mais requintado palato. Gostava de conseguir explicar , mas o melhor é mesmo ir lá provar, prometo que não se arrepende!

3º - Açorda de tomate assado com ovo frito, mais uma vez a potência do sabor.



4º - A sugestão do dia: Barriga de leitão confitada servida com uma pequena salada. Acompanhamento: Puré de aipo tostado. 

Sendo o bolbo do aipo extremamente fresco e aromático ainda assim sentia-se um ligeiro fumado.

5º - A famosa "Rabanada" que começou por ser servida no Euskalduna e suponho que "a pedido de várias famílias" também é servida aqui com gelado de laranja 


O que bebemos: A carta de vinhos apresenta vinhos escolhidos a dedo, essencialmente de pequenos produtores.

Como branco aconselharam-nos e bem, o SUSANA ESTEBAN AVENTURA BRANCO 2016

ALENTEJO BRANCO

Castas: Vinha Velha da Serra de São Mamede, com mistura de castas tradicionais da zona.
Em relação ao tinto foi nos proposto o VALLE DE PASSOS EDIÇÃO LIMITADA TINTA AMARELA 2016.
A Tinta Amarela é uma das castas mais típicas da região de Trás-os-Montes, neste vinho, ela revela as suas mais requintadas características, desde a frescura, fruta e um toque especiado.
Tal como foi dito no início o conceito deste restaurante tem muito a ver com o bom ambiente que se cria através da partilha da comida. Reparámos que na mesa ao nosso lado um casal do Havai, também partilhou todos os pratos e tal como nós, e a cada garfada esboçavam um sorriso de deleite. Acabámos a noite a conversar e a trocar sugestões sobre os próximos pratos a experimentar... sem falta!

Sem comentários:

Enviar um comentário