Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

13/11/2015

Uma doce terça feira na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto


As sobremesas estão a brilhar na Escola, o almoço terminou muito doce!

Terça feira é sinónimo de 


 "Turma finalista"
e  de menu de degustação!

Sentimos a falta das explicações dos "Chefs"...
pedimos desculpa se cometermos algum erro a descrever os pratos, vamos fazer o melhor possível

 A entrada era fresca e com os sabores equilibrados, salmão finamente fatiado, salpicado com endro, acompanhado por um rolinho de pepino recheado com um "crème fraiche"  com um gomo de "citrino", tudo regado com um molho cítrico.
Sabores simples  e sem nenhum elemento surpresa.... cumpriu!


O duplo consommé de camarão e hortelã foi servido sobre o que pensamos ser camarão desidratado!
Caldo saboroso mas sem as notas esperadas de hortelã.... os "resíduos" no fundo deram o toque crocante mas não acrescentaram valor.... safou-se pelo caldo.


Seguiu-se um prato de massa caseira com tinta de choco, linguini nero, com camarões e pedaços de lagostim, com cogumelos e puré de abóbora. O molho de iogurte com coentros era bom...mas sabia a pouco. O mesmo se passou com o "whisky" das telhas.

Mais uma vez sabor conseguido mas com falhas. A telha de "whisky" ficou-se pelo crocante e o linguini merecia uma cama mais macia.    O puré de abóbora... o que estava a fazer no prato não percebi... só se foi pela cor, pois o sabor destoava e estava completamente perdido.


O prato de carne apresentou-se artisticamente com fortes pinceladas de puré de beterraba: Barriga de porco cozida a baixa temperatura, a desfazer-se na boca sobre molho do próprio. Infelizmente (ou felizmente para a dieta) a pele não estava finalizada, não estava crocante. O mil folhas de batata estava fino e estaladiço e com um sabor forte a tapenade (mistura de azeitona preta, normalmente também com alcaparra e anchova) encimado por um espargo verde ao ponto. O "Pickle de Maçã" a meu gosto estava pouco avinagrado para pickle. Não me convenceu. Ou hoje estou de palato estragado ou as opções e combinações de sabores estavam em dia não.

E chegou... uma doce sobremesa. O dito Fondant de abóbora, muito bom, mas o nome seria mais "Muffin" ou queque, apesar de estar bem húmido e regado com compota de frutos secos. O gelado de canela era muito suave e os pequenos falsos cogumelos de suspiro derretiam-se na boca. Para rematar...um crocante de chocolate preto, lágrimas de doce de abóbora, folhinhas de hortelã e flores!
Enfim, é pena que a Gula seja um pecado!  e mais uma vez, e está a ser recorrente, a pastelaria leva a melhor.




Sem comentários:

Enviar um comentário