Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

04/11/2015

Hummm... é sempre bom almoçar na EHTP!


A isto chama-se um final doce e feliz! Quer saber o que é??? Leia até ao fim!



Hoje foi mais um dia de "Degustação" na

 Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. 

Como podem ver, a ementa prometia
sabores requintados do princípio ao fim.
  

O vinho escolhido para acompanhar foi o "da casa":
Dão tinto 2013 / Niepoort
Um vinho fresco, leve mas autêntico. Cor rubi de boa concentração. O aroma é muito elegante, ligeiramente floral, com notas de fruta silvestre e alguns mentolados. Na boca, mostra-se vivo, e com acidez. A fruta fresca e o sabor a especiarias estão envolvidos num perfil mineral refrescante. Apresenta bom volume de boca, sem ser pesado, oferecendo um final perfumado, longo e muito equilibrado.














Para começar serviram uma vieira caramelizada, sobre um puré de maçã, com uma telha crocante de pimento e rebentos de mostarda.
Doce e sem contraste. A vieira merecia melhor companhia e estava fria.

Já esperando a doçura do puré de maça, provei a telha de pimento com a convicção que ia dar luta... mas fraquejou no palato e coligou-se à doçura da maça deixando a vieira sozinha e a precisar de um toque de sal que elevasse o seu sabor.... passemos ao próximo!


 

Escabeche cítrico de codorniz, com uma cama de raspas de laranja e limão (se não me engano), acompanhado de uma emulsão de manjericão, rebentos de rabanetes e polvilhado com "pó de piripiri"

Codorniz tenra e saborosa, escabeche equilibrado na acidez e simplesmente delicioso, tudo aromatizado com uma suave emulsão de manjericão...  entrada conseguida que fez esquecer a vieira.


O prato que menos agradou foi sem dúvida o Tamboril cozinhado em "Azeite Negro", acompanhado de batata gratinada e legumes cozido (nabo e cenoura)

Batata encruada em molho espesso de nata, tamboril sem carácter em molho "negro" perdido no prato. Salvaram-se os pequenos legumes bem cozinhados.


Um prato que nunca falha... o Hambúrguer de vitela em pão do caco, com foie gras e redução de vinho do porto, queijo brie e uma folhinha de alface. Fritos de milho com couve galega, e os tradicionais molhos ketchup e mostarda.

Venha mais. Belos e saborosos palitos de milho, que acompanharam em grande o hambúrguer bem aconchegado por queijo brie e foie gras. Prato simples mas intenso de sabor. Aposta segura com alguns riscos que resultaram na perfeição.




E como se costuma dizer..."Le Grand Final!  Duo de Creme Brulée e Maracujá.
Numa metade o leite creme muito bem finalizado, com uma maravilhosa capa de caramelo crocante. Na outra metade um delicioso sorvete de maracujá encimado por uma "Nuvem" de chantilly com aroma de uva, "Amores Perfeitos" e um palito de chocolate de leite.
Lágrimas de maracujá espalhadas alegremente, um bombom de chocolate branco e também para contrastar com o sabor "ácido" do maracujá... flocos de mel!.   Já há muito tempo que esperava uma sobremesa destas.... parabéns aos alunos que a idealizaram..... nota 20 técnica e artística.



Sem comentários:

Enviar um comentário